domingo, 10 de junho de 2018

SINAIS DE FOGO


Certa vez, quando era mais novo, já depois de ter feito quarenta anos, levei para a casa de Arcozelo, onde vivemos durante a infância do nosso filho, o Jorge de Sena e o Panda. O miúdo reconheceu imediatamente o balde de Halloween do boneco, que fiz aparecer em último lugar, a seguir ao saco de plástico de uma livraria, ao porta-fatos, à cruzeta da camisa branca, à mochila com a roupa do ginásio, e que escondi por fim debaixo de um casaco de ganga. Naquela altura havia um programa de rádio chamado Prova Oral. Os programas de rádio ainda se podiam ouvir dentro do carro e os carros ainda eram conduzidos por pessoas. No tal programa o apresentador estava a entrevistar um ilusionista. Decidi pegar na ideia e subi da garagem ao nosso rés-do-chão disposto a armar um inesquecível número de magia. E assim foi. Por baixo do casaco de ganga havia o sorriso de uma criança e o seu olhar encantado, havia, recordo, um balde de Halloween cor de laranja e preto. Sentei-me à mesa da sala de jantar com o Jorge de Sena. Deixei-o ficar sozinho enquanto fui buscar o assado ao forno. Tive pena de não haver uma garrafa de vinho tinto à mão. Aceitei a Coca-Cola que havia no frigorífico e peguei também na salada de alface e tomate acabada de fazer. Lembrei-me disto passados todos estes anos porque recorrentemente dou comigo a pensar na história do sargento, que de resto decorei: “ao lado, um sargento escreve um livro enorme, sob o qual passeia um raio de sol coado pelas teias de aranha da janela”.


image

Um menina Matilde e o João, meu filho, entenderam-se na infância durante uma tarde, sintonizando os cinco anos dela com os três dele, à volta de todos os carros da patrulha pata, na baixa do Porto, dentro de uma loja de cultura, e eu afastando o meu corpo da beira deles, mas deixando o olhar de sobreaviso, avancei meia dúzia de passos na direcção das prateleiras, e dos livros, com os quais me entendo melhor do que se fossem carne e osso. Amigos de papel. 
Sinais de Fogo, Jorge de Sena, Guimarães Editores, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

THE HEART OF SATURDAY NIGHT

Quando, a meio da década de 1970, Eleanor Bloom, crítica literária e editora do suplemento cultural do prestigiado jornal londrin...